segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Hospital Getúlio Vargas inaugura Centro de Infusão de Medicamentos Especiais

Espaço conta com cinco leitos e poderá atender até 100 pacientes por mês
Usuários cadastrados na Farmácia de Pernambuco que precisam tomar medicamentos por via intravenosa passaram a contar, a partir desta segunda-feira (28/11), com um novo espaço para realizar seu tratamento. O Centro de Infusão de Medicamentos Especiais foi inaugurado pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro da Iputinga. O espaço conta com cinco leitos para infusão de medicamentos e pode receber até 100 pacientes por mês. O centro é informatizado e funcionará com prontuário eletrônico. 

Voltado para pacientes com diversos agravos, como doenças reumáticas, psoríase e problemas neurológicos, o Centro contará com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de médicos neurologistas, gastroenterologistas, endocrinologistas, dermatologistas, reumatologistas, ortopedistas e clínicos. "A partir desta experiência no HGV podemos expandir o projeto a outras unidades de saúde. É importante ver o empenho da equipe em proporcionar mais um serviço que contribuirá para a saúde pública do Estado", comentou o secretário Iran Costa. 

Para ser atendido na unidade, o paciente deve ser encaminhado para o serviço de clínica médica do Hospital Getúlio Vargas já com a prescrição do medicamento e o laudo do médico solicitante. Assim, a equipe da unidade fará uma avaliação da documentação e encaminhará a solicitação para a Farmácia de Pernambuco. A recepção de novos pacientes e o agendamento funcionará duas vezes na semana, segundas e quartas-feiras.

Atualmente, a Farmácia de Pernambuco conta com cerca de dois mil usuários cadastrados para receber esse tipo de medicação. A periodicidade do tratamento pode variar de acordo com o agravo. Assim, alguns pacientes precisam tomar a medicação de forma mensal, enquanto outros podem  precisar da medicação a cada dois ou três meses. Além do HGV, os hospitais da Restauração, Oswaldo Cruz, Clínicas, AACD e Universitário de Petrolina já dispõem desse tipo de serviço.
 
plenário de angelim

Nenhum comentário:

Postar um comentário