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Você Pergunta:
Há alguns meses entreguei minha vida a Jesus. Eu era católica, mas não
lia muito a Bíblia. Comecei estudar mais a fundo a Bíblia e começaram
surgir muitas dúvidas em minha mente. Uma delas é sobre a afirmação
católica de que Maria permaneceu virgem para sempre. A Bíblia parece
dizer o contrário, mas a doutrina católica afirma isso veementemente.
Poderia me explicar essa questão?
Cara leitora, realmente
existe uma doutrina católica que afirma que Maria, mãe de Jesus,
permaneceu virgem antes, durante e depois do parto. (veja esse
posicionamento católico nesse link).
Porém, esse posicionamento está mais fundamentado nos dogmas católicos
do que na própria Bíblia Sagrada que, segundo cremos, é a única e
exclusiva revelação de Deus aos homens. Cremos que Cristo nasceu de
forma extraordinária, num nascimento virginal. Mas será que Maria
permaneceu virgem mesmo após o nascimento de Cristo? Vamos recorrer a
Bíblia para elucidar essa questão.
Dentre
vários argumentos possíveis, vou expor mais detalhadamente um que me
parece ser suficiente para elucidar essa questão: Jesus tinha irmãos que
eram filhos de Maria. Se ele tinha irmãos é impossível que Maria tenha
permanecido virgem.
Os católicos argumentam nesse ponto: “Mas
todos sabem que em hebraico o termo “irmão” pode indicar qualquer
parentesco, como sobrinho (Gn 12,5 e 13,8; 29,12.15), tio, primo (1Cr
23,22) e até amigo (Gn 29,4). (Fonte:
http://www.franciscanos.org.br/?page_id=5520)
Qualquer
estudioso mais atento da Bíblia sabe que o Novo Testamento não foi
escrito em hebraico, conforme o argumento católico acima, e sim em
grego. Note, por exemplo, o que está escrito em Mateus 12.46: “Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.”
Fiz uma pesquisa desse mesmo texto na tradução Católica da Bíblia Ave Maria e nela está traduzido assim: “Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.” (Mateus 12.46 – Bíblia Ave Maria).
Ora,
se o argumento é de que essa menção da palavra “irmãos” se refere a
parentes próximos, porque não traduziram assim? Por que mantiveram a
tradução como irmãos?
Simples: Porque realmente se trata dos
irmãos de Jesus, filhos de Maria e José. A palavra grega usada no texto
de Mateus 12.46 para irmãos é “adelphos”. Ela não é usada no Novo Testamento para designar parentes próximos. Os usos mais frequentes dela são para designar “um
irmão, quer nascido dos mesmos pais ou apenas do mesmo pai ou da mesma
mãe”, “um fiel companheiro, unido ao outro pelo vínculo da afeição”,
“irmãos em Cristo” (Léxico Strong – palavra grega G80).
Já a
palavra hebraica comumente traduzida no Antigo Testamento por “irmão” e
que também aceita tradução para parentes próximos é “’ach”, ou seja, não tem nada a ver com a palavra utilizada no Novo Testamento, onde estão os textos que falam dos irmãos de Jesus.
Temos
ainda várias outras menções dos irmãos de Jesus no Novo Testamento. Em
um dos textos até o nome deles são citados. E ainda nos é revelado que
Jesus também tinha irmãs:
“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs?” (Marcos 6.3).
A Bíblia ainda nos revela que os irmãos de Jesus não creram Nele por algum tempo: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele.” (João 7.5).
Mas depois se diz claramente que os irmãos de Jesus o seguiram após a sua ressurreição:
“Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” (Atos 1.14).
Assim,
fica claro que Maria teve sim outros filhos e não permaneceu virgem
após o nascimento de Cristo. Ela casou-se com José e seguiu normalmente
sua vida de casada como qualquer moça da época.
Creio que essa
argumentação seja suficiente, porém, ainda podemos pensar que Maria e
José eram casados e que em nenhum momento a Bíblia afirma que não tinham
uma vida normal de casados, pelo contrário, diz que Maria era mulher de
José (Mateus 1.24). E sendo mulher de José, após cumprir a missão dada a
ela pelo Senhor de dar à luz ao Cristo, cumpriu seu papel de esposa
fielmente, dando a José aquilo que era de direito dele como esposo. E
nisso não houve pecado da parte dela. Eles seguiram a cultura judaica
que via nos vários filhos um sinal da bênção de Deus. O argumento
católico de que Maria teria feito voto de castidade para toda a vida não
pode ser sustentado à luz das Escrituras.
plenário
de angelim
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