sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Em fevereiro Transparência promove encontro para orientar prefeitos sobre aplicação dos recursos

 

Prefeitos eleitos e reeleitos do País inteiro interessados em orientações sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais podem participar, no dia 6 de fevereiro, do Encontro Município Transparente, comandado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). As sinalizações serão feitas a partir de medidas de aperfeiçoamento da gestão, prevenção e combate à corrupção e incentivo à transparência.
 
O evento será conduzido, na forma de capacitação, pelas equipes das Unidades Regionais do Ministério da Transparência nos 26 Estados. O evento acontecerá em todas as capitais, exceto no Espírito Santo e em Sergipe, que sediarão, respectivamente, nas cidades de São Mateus e de São Cristóvão.
 
O conteúdo programático inclui temas como a fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública.
 
As inscrições para os prefeitos interessados estão abertas a partir desta quinta-feira (12), no site da pasta. O prazo vai até o dia 31 de janeiro. Ao acessar o formulário eletrônico, o gestor poderá escolher o local onde deseja participar, de acordo com sua logística de deslocamento e a oferta de vagas dos auditórios.
 
Durante o evento será apresentado o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados produzidos pelo Ministério da Transparência desde 2012. A pauta do Encontro inclui, ainda, o balanço da 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) - um indicador criado para avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelas unidades da Federação. 

Os gestores também receberão explicações sobre o 4º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos. Em 2017, a previsão é verificar a regularidade da aplicação dos recursos federais destinados a 100 prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário